O Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens/PPGEL, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas do Campus I da Universidade do Estado da Bahia, tem sua sede na cidade de Salvador/Bahia. Recomendado pela CAPES (Ofício N◦ 602-11/2005/CTC/CAPES–19/09/2005), foi implantado em 2006, ofertando o Curso de Mestrado. Na avaliação do quadriênio 2013-2016, alcançou a nota 4, obtendo, em 2020, a aprovação do curso de Doutorado. Recomendado pela CAPES e reconhecido pelo Ministério da Educação através da Portaria 997, de 23/11/2020, publicada no D.O.U. de 24/11/2020, o Doutorado tem início em 2021.

Mestrado

O Mestrado em Estudo de Linguagens, na modalidade acadêmico e presencial, tem duração de 24 meses, correspondendo a 04 semestres letivos. Durante esse período, para fins de obtenção do título de Mestre, deverão ser integralizados 35 créditos, mediante o cumprimento dos seguintes componentes curriculares: a) Disciplinas Obrigatórias de área e de Linha de Pesquisa; b) Disciplinas Optativas; c) Atividades Obrigatórias, compreendendo: Atividades Acadêmicas Complementares, Estágio Docente Supervisionado, Pesquisa Orientada, Exame de Qualificação e Defesa de Dissertação. O Exame de Qualificação e a Defesa da Dissertação serão realizados perante uma banca examinadora, em sessão pública.

 Doutorado  

O Doutorado em Estudo de Linguagens, na modalidade acadêmico e presencial, tem duração de 48 meses, correspondendo a 08 semestres letivos. Durante esse período, para fins de obtenção do título de Doutor, deverão ser integralizados no mínimo 53 créditos, mediante o cumprimento de a) Disciplinas Obrigatórias; b) Disciplinas Optativas; c) Atividades obrigatórias, compreendendo: Atividades Acadêmicas Complementares, Estágio Docente Supervisionado, Pesquisa Orientada, Exame de Qualificação e Defesa de Tese. O Exame de Qualificação e a Defesa da Tese serão realizados perante uma banca examinadora, em sessão pública.

ESTRUTURA DO PROGRAMA

O Programa estrutura-se em uma Área de Concentração, denominada “Linguagens: práticas e contextos”. A proposta investigativa da Área eleita privilegia o estudo das práticas de linguagens, em seus diferentes contextos, que se constituem em experiências, significados e valores de identidades que se expressam, sobretudo, às margens da cultura dominante. A essa Área se articulam 02 Linhas de Pesquisa: 1) Leitura, Literatura e Cultura e 2) Linguagens, Discurso e Sociedade. A partir de seus pressupostos teóricos específicos, tais Linhas se propõem a uma reflexão acerca da pluralidade de linguagens, pelo entendimento de que isso é uma exigência para a formação docente na área de Letras e a prática do ensino.

Linha de Pesquisa Leitura, Literatura e Cultura

Ementa – A produção de conhecimento que articule Leitura, Literatura e Cultura desafia os pesquisadores para enfrentar, de imediato, a problemática de natureza epistemológica que sustentou historicamente uma produção hoje consagrada e legitimada pelo campo da literatura. Ao lado desse enfrentamento, deve fazer emergir deslocamentos de discursos que acolham a diversidade de produções que estiveram à margem do que a estética da modernidade definiu como literário e artístico. Nessa perspectiva, as atividades de leitura/recepção ocupam um espaçoprivilegiado de reconhecimento da multiplicidade de expressões culturais, que trazem as marcas das suas fronteiras e dos trânsitos que operam no processo de alteridade. Por essa lente, a linha de pesquisa em Leitura, Literatura e Cultura privilegia o estudo das produções literárias e produções de linguagens marginadas e desqualificadas em relação às práticas culturais hegemônicas. Investiga as trajetórias de leitura numa perspectiva sociológica, das representações e estética da recepção.

Linha de Pesquisa Linguagens, Discurso e Sociedade

Ementa – O desafio posto para produzir conhecimento que relacione Linguagens, Discurso e Sociedade implica na problematização dos pressupostos clássicos sobre a relação entre língua, linguagem e discurso e aponta pistas para o avanço da compreensão dessa complexa relação, que não se restringe à transmissão de mensagens, mas, sobretudo, passa pela via do controle, seleção e reorganização do poder na sociedade. Posto assim, esta linha de pesquisa contempla projetos na área de estudos retóricos e processos argumentativos, na perspectiva da análise do discurso, das práticas discursivas e diversidade linguística, tendo como horizonte comum a visão de linguagem como uma prática que envolve atores sociais, em interação discursiva, e o grupo a que pertencem.

O Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens tem por objetivos fornecer subsídios aos estudos sobre linguagens, propiciando condições ao planejamento e realização de investigações nessa área, com vistas a preparar pesquisadores no avanço das pesquisas. Nesse sentido, o PPGEL estabelece seus objetivos específicos, de modo a contribuir para o perfil do egresso: a) proporcionar o intercâmbio dos discentes em outras IES, nacionais e estrangeiras, através de missões de estudo, de pesquisa, participação em eventos científicos. b) integrar os discentes em redes de pesquisa regionais, nacionais e internacionais. c) estimular a publicação dos trabalhos acadêmicos dos discentes em veículos qualificados, de abrangência nacional e internacional. d) Incentivar a participação dos pós-graduandos em atividades extracurriculares e em eventos científicos promovidos por comunidades externas à universidade.

A proposta de criação do PPGEL emergiu do histórico da Universidade do Estado da Bahia, instituição criada em 1983, e com autorização de funcionamento em 1986, competindo-lhe, por definição legal, levar o ensino superior a regiões do interior do estado da Bahia e assumir a formação de professores para o ensino Fundamental e Médio, marcando, assim, a sua inserção social no âmbito regional. Estruturada sob forma multicampi, essa IES está presente em importantes municípios baianos de porte médio e grande, com sede em Salvador. São 26 campi, 01 na capital e 25 no interior do estado, nas diferentes microrregiões e territórios de identidade, abrangendo distâncias que variam de 100 a 850 km da Administração Central, que fica na capital baiana. Em tais campi, estão distribuídos aproximadamente 26 Cursos de Licenciatura em Letras. Sempre acompanhando as demandas sociais, em conformidade com seu Plano de Desenvolvimento Institucional/PDI, a UNEB assume ainda outras formas de intervenção na educação da Bahia, firmando parcerias com a Secretaria de Educação do estado e as de diversos municípios, em programas de formação de professores que atuam na Educação Básica, e com o governo federal.   A inserção social do PPGEL também se destaca em diferentes aspectos. De início, pelo perfil dos candidatos ao processo seletivo para Aluno Regular, para o qual se inscrevem graduados oriundos dos campi do interior do estado da Bahia, instalados em regiões carentes do sistema de ensino de pós-graduação. A inserção social se apresenta ampliada desde a implantação do Programa, que segue a política de ações afirmativas da UNEB. Em seu edital do processo seletivo para Aluno Regular, seguindo Resolução específica do Conselho Universitário dessa IES, o Programa reserva 40% das vagas a candidatos que se declararem negros, e um percentual de 10% de sobrevagas é reservado a candidatos indígenas, quilombolas, ciganos, transexuais, travestis, transgêneros e pessoas com transtornos do espectro autista ou altas habilidades.