Professores Permanentes

Tânia Maria Hetkowski
Professora Titular A da Universidade do Estado da Bahia

Pós-Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/RS), Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/BA), Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI/RS), Especialista em Informática na Educação pela Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e, Graduada em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC/SC). É Professora Titular A da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/BA). Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia (2007-2010). Compôs a Comissão para elaboração do Relatório das Condições e Perspectivas dos Mestrados Profissionais na Área de Educação/FORPRED (2012-2013). Coordenou o Mestrado Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (2011 a 2015). Foi Membro do Conselho Editorial da Editora Universitária da UNEB/EDUNEB (2012-2016). Avaliadora Ad Hoc de Projetos do CNPq. Avaliadora Ad Hoc da Revista Brasileira de Pós-Graduação/CAPES. Exerceu o Cargo de Coordenadora-Adjunta da Área de Educação na CAPES (Port. 83/2016-2017). Atuou como Membro de Comitês de Avaliação na Área de Educação na CAPES (2016-2017). Coordenou o Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais em Educação/FOMPE (2013-2016). Colabora Professora Visitante da Universidade do Uminho/Portugal. Atua como professora e orientadora nos Programas de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB) e Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Está Pró-Reitora de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação da UNEB. Coordena o Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC). Pesquisa nas áreas de Práticas Pedagógicas, Educação Cartográfica, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Geotecnologia e Jogos Digitais.

hetk@uol.com.brLattes
Natanael Reis Bomfim
Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia

Pós-Doutor em Educação Geográfica pela Universidade de Paris I, Sorbonne, Doutor em Educação pela Universidade do Quebec em Montreal ? UQAM; Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA; Especialista em Geografia Física pela Universidade do Oeste do Paraná ? UNICENTRO;Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, atuando como Coordenador e Professor do Curso de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade ? PPGEDUC;Vice-Presidente do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação da UNEB; Vice-Coordenador da Linha de Pesquisa: Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável (PPGEDUC); Professor do Curso de Pós-graduação em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação ? GESTEC; Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade ? GIPRES, investigando a tríade: movimentos sociais, sujeitos, processos educativos com ênfase nas representações sociais e espaciais, juventudes e sustentabilidades, na aplicação didática das imagens, nos processos formativos e geotecnológicos de professores e alunos; Pesquisador associado à ANPED e ao Centro Internacional de Estudos em Representação Social/Educação ? CIERS-Ed da Fundação Carlos Chagas.

nabom@hotmail.comLattes
Marcus Túlio de Freitas Pinheiro
Professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Física pela Universidade Federal da Bahia, Especialização em Educação e Tecnologia da informação pela Universidade do Estado da Bahia, Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutor em Ciência da Educação na Linha Currículo e Informação na Faculdade de Educação na da Universidade Federal da Bahia. Professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia – DCET I – Cursos de Graduação em Física , Coordenador de Pesquisa e Pós Graduação da Unidade Acadêmica de Educação a Distância UNEAD – UNEB. Professor Credenciado no Programa de Pós Graduação do Mestrado Profissional em Tecnologias aplicadas à Educação – GESTEC – UNEB, Coordenador da Área II – Processos Tecnológicos e Redes Socias – GESTEC. Parecerista do International Journal of Knowledge Engineering and Management (IJKEM), associado na Associação Nacional de Pesquisadores em Educação – ANPED. Experiência na área de Educação, Tecnologia e Gestão do Conhecimento onde trabalha com os seguintes temas: tecnologia inteligentes, difusão do conhecimento, educação e tecnologia, educação a distancia, autonomia tecnológica, Sistemas Adaptativos Complexos, Modelagens Sociais

mtpinheiro@uneb.brLattes
Grupo de Pesquisa A
  • O Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais está localizado no centro do polo de irrigação Petrolina-PE/Juazeiro-BA e tem grande oportunidade de interagir com o setor privado dedicado em especial ao cultivo de hortaliças, tendo em vista a importância socioeconômica que a atividade representa para a região. Além disso, o grupo de pesquisa tem atuado a nível de pesquisa, como também, difusão da pesquisa, por meio do apoio de instituições parceiras públicas e privadas.
Link do Grupo


Professores Colaboradores

Tânia Maria Hetkowski
Professora Titular A da Universidade do Estado da Bahia

Pós-Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/RS), Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/BA), Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI/RS), Especialista em Informática na Educação pela Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e, Graduada em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC/SC). É Professora Titular A da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/BA). Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia (2007-2010). Compôs a Comissão para elaboração do Relatório das Condições e Perspectivas dos Mestrados Profissionais na Área de Educação/FORPRED (2012-2013). Coordenou o Mestrado Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (2011 a 2015). Foi Membro do Conselho Editorial da Editora Universitária da UNEB/EDUNEB (2012-2016). Avaliadora Ad Hoc de Projetos do CNPq. Avaliadora Ad Hoc da Revista Brasileira de Pós-Graduação/CAPES. Exerceu o Cargo de Coordenadora-Adjunta da Área de Educação na CAPES (Port. 83/2016-2017). Atuou como Membro de Comitês de Avaliação na Área de Educação na CAPES (2016-2017). Coordenou o Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais em Educação/FOMPE (2013-2016). Colabora Professora Visitante da Universidade do Uminho/Portugal. Atua como professora e orientadora nos Programas de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB) e Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Está Pró-Reitora de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação da UNEB. Coordena o Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC). Pesquisa nas áreas de Práticas Pedagógicas, Educação Cartográfica, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Geotecnologia e Jogos Digitais.

hetk@uol.com.brLattes
Natanael Reis Bomfim
Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia

Pós-Doutor em Educação Geográfica pela Universidade de Paris I, Sorbonne, Doutor em Educação pela Universidade do Quebec em Montreal ? UQAM; Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA; Especialista em Geografia Física pela Universidade do Oeste do Paraná ? UNICENTRO;Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, atuando como Coordenador e Professor do Curso de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade ? PPGEDUC;Vice-Presidente do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação da UNEB; Vice-Coordenador da Linha de Pesquisa: Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável (PPGEDUC); Professor do Curso de Pós-graduação em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação ? GESTEC; Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade ? GIPRES, investigando a tríade: movimentos sociais, sujeitos, processos educativos com ênfase nas representações sociais e espaciais, juventudes e sustentabilidades, na aplicação didática das imagens, nos processos formativos e geotecnológicos de professores e alunos; Pesquisador associado à ANPED e ao Centro Internacional de Estudos em Representação Social/Educação ? CIERS-Ed da Fundação Carlos Chagas.

nabom@hotmail.comLattes
Marcus Túlio de Freitas Pinheiro
Professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Física pela Universidade Federal da Bahia, Especialização em Educação e Tecnologia da informação pela Universidade do Estado da Bahia, Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutor em Ciência da Educação na Linha Currículo e Informação na Faculdade de Educação na da Universidade Federal da Bahia. Professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia – DCET I – Cursos de Graduação em Física , Coordenador de Pesquisa e Pós Graduação da Unidade Acadêmica de Educação a Distância UNEAD – UNEB. Professor Credenciado no Programa de Pós Graduação do Mestrado Profissional em Tecnologias aplicadas à Educação – GESTEC – UNEB, Coordenador da Área II – Processos Tecnológicos e Redes Socias – GESTEC. Parecerista do International Journal of Knowledge Engineering and Management (IJKEM), associado na Associação Nacional de Pesquisadores em Educação – ANPED. Experiência na área de Educação, Tecnologia e Gestão do Conhecimento onde trabalha com os seguintes temas: tecnologia inteligentes, difusão do conhecimento, educação e tecnologia, educação a distancia, autonomia tecnológica, Sistemas Adaptativos Complexos, Modelagens Sociais

mtpinheiro@uneb.brLattes
Grupo de Pesquisa A
  • O Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais está localizado no centro do polo de irrigação Petrolina-PE/Juazeiro-BA e tem grande oportunidade de interagir com o setor privado dedicado em especial ao cultivo de hortaliças, tendo em vista a importância socioeconômica que a atividade representa para a região. Além disso, o grupo de pesquisa tem atuado a nível de pesquisa, como também, difusão da pesquisa, por meio do apoio de instituições parceiras públicas e privadas.
Link do Grupo