Estrutura curricular

ESTRUTURA CURRICULAR E FUNCIONAMENTO DO CURSO

O Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens/PPGEL, com uma Área de Concentração intitulada “Linguagens: práticas e contextos”, oferece o Curso de Mestrado em Estudo de Linguagens, com duração de 24 meses, correspondendo a quatro semestres letivos. Durante esse período, deverão ser integralizados 30 créditos, mediante os seguintes componentes curriculares, os quais formam o currículo do Curso:

a) Disciplinas Obrigatórias (12 créditos);

b) Disciplinas Optativas (06 créditos);

c) Atividades Programadas, Seminários de Pesquisa, Exame de Qualificação e Defesa de Dissertação (12 créditos), além do Tirocínio Docente ou Estágio Supervisionado.

O Exame de Qualificação e a Dissertação serão realizados perante uma banca examinadora, em sessão pública.

Disciplinas obrigatórias

Metodologia de Pesquisa em Linguagens (obrigatória do Curso – 1º. semestre) 60h/04 créditos

Ementa: Esta disciplina contribui para a reflexão epistemológica concernente às críticas em torno do modelo hegemônico de ciência. Propõe caminhos teórico-metodológicos para articular conhecimento, interesse e práticas culturais produzidas historicamente. Favorece a discussão dos projetos de pesquisa dos mestrandos com vistas à sua reelaboração.

Profs. Responsáveis:
Márcia Rios da Silva (permanente)
Maria do Socorro Silva Carvalho (permanente)
Lúcia Maria de Jesus Parcero (permanente)

Teorias de Linguagens  (obrigatória do Curso – 1º semestre) 60 horas/4 cr
EMENTA: Esta disciplina propõe-se ao estudo, à análise e crítica sobre linguagens e práticas discursivas, a partir das contribuições teóricas e filosóficas que problematizam os fundamentos dualistas e os pressupostos do paradigma moderno. Discute a teoria representacional da linguagem na perspectiva do pós-estruturalismo, com vistas a subsidiar os projetos das linhas de pesquisa.

Profs. Responsáveis:
Sayonara Amaral de Oliveira (permanente)
Carlos Augusto Magalhães (permanente)
Elizabeth Gonzaga de Lima (permanente)
Lígia Pellon de Lima Bulhões (permanente)

Recepção e Identidades (obrigatória da Linha de Pesquisa 1 – 2º. Semestre) 60h/04 créditos
Ementa: Esta disciplina estuda as vertentes contemporâneas da reflexão teórica sobre as noções de sujeito e autoria, visando à compreensão das práticas de recepção de produções simbólicas e culturais. Investiga as injunções políticas, culturais e históricas que conformam e promovem a constituição de subjetividades. Discute as condições de recepção de produções culturais e simbólicas, em diferentes espaços sociais, analisando-as na perspectiva da Estética da Recepção e aportes teóricos da área de Comunicação.

Profs. Responsáveis:
Sayonara Amaral de Oliveira (permanente)
Elizabeth Gonzaga de Lima (permanente)
Ricardo Oliveira de Freitas (permanente)
Thiago Martins Caldas Prado (permanente)

Linguagens e Sociedade (obrigatória da Linha de Pesquisa 2 – 2º. Semestre) – 60h/04 créditos
Ementa: Esta disciplina estuda e analisa os aportes teóricos de vertente interacionista que contribuem para o entendimento das práticas de linguagens, consideradas fenômeno heterogêneo, variável e historicamente situado, integrante de estruturas de poder. Problematiza as diferentes relações entre língua, linguagem e discursos, conforme as práticas culturais dos diversos grupos sociais, considerando as interações regulares e cotidianas mantidas pelos atores sociais, sujeitos constituídos historicamente.

Profs. Responsáveis:
Celina Márcia de Souza Abbade (permanente)
Maria da Conceição Reis Teixeira (permanente)

DISCIPLINAS OPTATIVAS (por Linhas de Pesquisa)

Linha de Pesquisa 1 – Leitura, Literatura e Identidades

 Literatura e História (1º. semestre) 30h/02 créditos
Ementa: Esta disciplina estuda as relações entre literatura e História, a partir das contribuições das vertentes teóricas da História Cultural. Com base na noção de representação, propõe uma reflexão sobre os traços constitutivos da narrativa histórica e literária. Discute as dimensões da história presentes na criação literária e a contribuição da literatura para a historiografia. Analisa o papel dos escritores como historiadores do seu tempo e as obras literárias como fonte para a escrita da história

Profs. Responsáveis:
Thiago Martins Caldas Prado (permanente)

Sociologia da Leitura (2º. semestre) 30h/02 créditos
Ementa: Esta disciplina aborda, numa perspectiva histórica e sociológica, a atividade de leitura, partindo do entendimento de que a leitura, como prática cultural, dá lugar a interações e trocas simbólicas e sociais, condicionando a posição do leitor na hierarquia social. Discute a história do livro e as representações da leitura e os efeitos da leitura sobre leitores e leitoras. Procede ao estudo dos aspectos conceituais da leitura e suas práticas contemporâneas, interrogando sobre os lugares e formas de sociabilidades em torno da atividade de leitura.

Profs. Responsáveis:
Luciana Sacramento Moreno Gonçalves (permanente)
Verbena Maria Rocha Cordeiro (colaboradora)

Literaturas e Identidade Cultural (2º. semestre) 30h/02 créditos
Ementa: Esta disciplina propõe-se a problematizar, na perspectiva da crítica cultural contemporânea, questões concernentes à construção de identidade cultural, a partir dos conceitos de diferença, hibridismo e multicuralismo, tensionando-os com as visões monoculturalistas de mundo. Analisa as representações de nacionalidade, etnia, gênero e classe que emergem com a crise do paradigma moderno.

Profs. Responsáveis:
Carlos Augusto Magalhães (permanente)

Literatura e Psicanálise (2º. semestre) 30h/02 créditos
Ementa: Esta disciplina estuda as contribuições do saber psicanalítico para a compreensão da constituição das subjetividades que emergem das práticas literárias, das práticas de leitura e recepção. Nesta discussão, atribui-se a estas práticas um lugar de acolhimento do sujeito, entendido como ser de linguagem, que constitui e apreende o real através de diferentes experiências de conhecimento.

Profs. Responsáveis:
Márcia Rios da Silva (permanente)

Linha de Pesquisa 2 – Linguagens, Discurso e Sociedade

Análise de Discursos (1º. semestre) 30h/02 créditos
Ementa: Esta disciplina propõe-se ao estudo e à crítica dos postulados teóricos de domínio da Análise de Discursos, problematizando questões referentes à heterogeneidade e à linguagem, compreendidas como processos sócio-históricos. Analisa a polifonia, a memória e a ideologia como constituintes do discurso.

Profs. Responsáveis:
André Luiz Gáspari Madureira (permanente)
Gilberto Nazareno Telles Sobral (permanente)
João Antônio de Santana Neto (permanente)
Rosa Helena Blanco Machado (colaboradora)

Linguagens e Mídia (2º. semestre) 30h/02 créditos
Ementa: Esta disciplina propõe-se a analisar, numa perspectiva teórico-crítica, as marcas discursivas e práticas de linguagens que emergem das produções audiovisuais, a partir das contribuições dos Estudos de Cultura contemporâneos e aportes teóricos do campo de reflexão sobre as mídias de massa.

Profs. Responsáveis:
Ricardo Oliveira de Freitas (permanente)
João Antônio de Santana Neto (permanente)
Elizabeth Gonzaga de Lima (permanente)

Estudos Sociolinguísticos (2º. semestre) 30h/ 02 créditos
Ementa: Esta disciplina estuda as contribuições da Sociolinguística para a compreensão do fenômeno da variação sincrônica e diacrônica das línguas e das relações entre as manifestações de fala e de escrita, entendidas como práticas de diferentes segmentos sociais. Propõe um estudo das abordagens teórico-metodológicas em Sociolinguística, como subsídio para a coleta, análise e interpretação de dados na pesquisa.

Profs. Responsáveis:
Norma da Silva Lopes (permanente)
Lígia Pellon de Lima Bulhões (permanente)
Lúcia Maria de Jesus Parcero (permanente)

Discurso e Argumentação (2º. semestre) 30h/02 créditos
Ementa: Esta disciplina analisa a emergência dos estudos argumentativos retóricos, enfatizando suas convergências e divergências. Propõe-se a uma reflexão sobre a contribuição das teorias contemporâneas da argumentação retórica, e suas interfaces com a Semântica Argumentativa, para o entendimento das práticas discursivas, privilegiando o estudo dos elementos linguísticos responsáveis pela argumentação, o enunciado, a cena enunciativa e o acontecimento.

Profs. Responsáveis:
André Luiz Gáspari Madureira (permanente)
Gilberto Nazareno Telles Sobral (permanente)
Jaciara Ornélia Nogueira de Oliveira (permanente)

Os mestrandos poderão cumprir as disciplinas optativas do seguinte modo:

a) cursando 03 disciplinas optativas vinculadas à sua Linha de Pesquisa;

b) cursando 02 optativas da sua Linha de Pesquisa e 01 optativa da outra Linha de Pesquisa do Programa, perfazendo um total de 03 disciplinas optativas.

De acordo com o Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens, o mestrando poderá requerer aproveitamento de, no máximo, duas disciplinas cursadas em outros Programas de Pós-Graduação da UNEB ou em Cursos de Mestrado ou Programas de Pós-Graduação de outras Instituições de Ensino Superior, desde que tenham sido concluídas há, no máximo, dois anos. Esse aproveitamento de disciplina cabe apenas para as disciplinas optativas, conforme Norma Complementar ao Regimento Interno.

As disciplinas são ministradas semanalmente, com carga horária diária de 04 horas/aula, para as disciplinas de 60 horas, e com carga horária diária de 03 ou 04 horas, para as disciplinas de 30 horas. Quando se tratar de professores convidados para ministrar um módulo de uma disciplina, as aulas poderão ter sua carga horária concentrada numa semana.

ATIVIDADES PROGRAMADAS

Seminários I da Linha de Pesquisa 1 (1º. Semestre – encontros semanais) 30h/02 créditos, obrigatórios
Ementa: Este componente curricular propõe-se a uma reflexão e discussão dos projetos de pesquisa dos discentes da Linha de Pesquisa, visando à sua reelaboração.

Seminários I da Linha de Pesquisa 2 (1º. Semestre – encontros semanais) 30h/02 créditos, obrigatórios
Ementa: Este componente curricular propõe-se a uma reflexão e discussão dos projetos de pesquisa dos discentes da Linha de Pesquisa, visando à sua reelaboração.

Seminários II da Linha de Pesquisa 1 (2º. Semestre – encontros semanais) 45h/03 créditos, obrigatórios
Ementa: Este componente curricular propõe-se a dar continuidade à reflexão e discussão dos projetos de pesquisa dos discentes da Linha de Pesquisa, visando avançar no seu desenvolvimento.

Seminários II da Linha de Pesquisa 2 (2º. Semestre – encontros semanais) 45h/03 créditos, obrigatórios
Ementa: Este componente curricular propõe-se a dar continuidade à reflexão e discussão dos projetos de pesquisa dos discentes da Linha de Pesquisa, visando avançar no seu desenvolvimento.

Atividades Programadas Inter-Linhas (até o final 3º. semestre) 15h/01 crédito, obrigatório

Ementa: Este componente curricular propõe-se ao intercâmbio de pesquisa através da participação dos discentes em eventos acadêmicos e científicos.

Pesquisa Orientada I – (3º semestre – encontros definidos pelos orientadores) 45h/03 créditos, obrigatórios, a serem computados após a aprovação da dissertação.
Ementa: Este componente curricular propõe-se à orientação e ao acompanhamento individual, pelo orientador, da pesquisa do mestrando, visando à elaboração da dissertação.

Pesquisa Orientada II – (4º. Semestre – encontros definidos pelos orientadores) 45h/03 créditos, obrigatórios, a serem computados após a aprovação da dissertação.
Ementa: Este componente curricular propõe-se à orientação e ao acompanhamento individual, pelo orientador, da pesquisa do mestrando, visando à elaboração final da dissertação.

Tirocínio Docente/Estágio Supervisionado (até o final do 3º. Semestre, sem creditação)
Ementa: Este componente curricular visa ao exercício da docência no ensino superior, no curso de graduação, e à articulação da pós-graduação com a graduação, no sentido de socializar o conhecimento produzido pelos discentes.

Exame de Qualificação (obrigatório, de acordo com a Norma Complementar ao Regimento Interno do Programa, a ser cumprido no 4º. Semestre do curso)
Excetuando-se a Pesquisa Orientada II, o mestrando deverá ter cumprido todos os componentes curriculares, e ter sido aprovado, para se submeter ao Exame de Qualificação, para o qual deve apresentar:

a) Introdução do trabalho, indicando o problema da pesquisa, objetivo e percurso teórico-metodológico;

b) 02 capítulos da Dissertação, contemplando, quando for o caso, a análise parcial dos dados;

c) Plano da Dissertação, indicando os próximos passos da pesquisa.

Para o Exame de Qualificação, será formada uma Banca, composta pelo:

a) orientador (presidente da sessão);

b) 01 professor titular e 01 (um) suplente, pertencentes ao corpo docente do PPGEL;

c) 01 (um) professor titular e 01 (um) suplente, externos ao corpo docente do UNEB.

Do total de créditos das atividades programadas, 06 créditos serão atribuídos aos componentes curriculares obrigatórios Pesquisa Orientada I (03 créditos) e Pesquisa Orientada II (03 créditos) após a defesa pública e aprovação da Dissertação pela Banca Examinadora, composta pelos seguintes membros:

a) professor orientador (presidente da sessão);

b) 01 professor titular e dois suplentes pertencentes ao quadro docente do PPGEL;

c) 01 professor titular e dois suplentes não pertencentes ao quadro docente do PPGEL.